Guerra dos Lanternas Verdes | Saga importante, mas…
A Guerra dos Lanternas – origem, acontecimentos e o que fica pra depois.
[Contém leves spoilers]
Era uma vez a Noite Mais Densa, amigos, parentes e aliados mortos se levantaram para combater e aniquilar todos aqueles que estavam vivos. O Lanternas lutaram, morreram e venceram a ameaça. Em seguida veio O Dia Mais Claro, pequenas intrigas e lutas e o universo estava entrando nos eixos novamente. Então, dos setores não mapeados pela Tropa, surgiu uma nova ameaça. Após investigações descobriu-se que um antigo membro dos Guardiões do Universo (líderes da tropa dos lanternas), deposto de seu cargo e exilado, estava de volta e queria provar para os guardiões que eles estavam errados, que a ausência de emoções não os deixava mais fortes ou melhores que outros indivíduos e que apenas através das emoções eles poderiam construir uma tropa realmente forte.
É o desenvolvimento dessa história, acredito, que mais me perturba. Um inimigo que planeja capturar e controlar as entidades emocionais (personificações de energia pura da força de vontade, medo, amor, esperança, ira, cobiça e compaixão), utilizando todo o seu poder para subjulgar os guardiões e escravizar a tropa, transformando-a em soldados controlados mentalmente que espalhariam todo tipo de destruição e caos pelo universo, esse mesmo vilão após capturar as entidades e controlar a tropa (seu plano é completado) é derrotado. Como???? Nem eu sei ao certo, mas desde a primeira página, em nenhum momento da saga você pensa: “Agora Fudeu!!! Agora não dá mais! Perdemos a batalha”. Mesmo que você não saiba qual será, parece ter sempre uma saída, uma provável recuperação, um caminho tortuoso que levará a vitória dos mochinhos.
Deixando de lado o miolo da história para que eu não sai disparando spoilers, a conclusão da saga é suficientemente boa e interessante, que deixa aquela vontade de ler o que vem a seguir. A morte de um lanterna importante (lágrimas), a dispensa de um lanterna famoso, a reintegração de um lanterna traidor e uma tropa cheia de novos integrantes perdidos em meio a tantas batalhas faz a Guerra dos Lanternas Verdes ser bem melhor do que o último ano de séries do lanterna, mas não consegue bater a Noite Mais Densa, onde os acontecimentos são mais intensos, a história que desencadeia a Noite Mais Densa é mais interessante e também melhor arquitetada. Nota final disso tudo: vale a pena ler a Guerra dos Lanterna Verdes. Ainda que seja uma guerra entre 8 ou 10 contra 3500, mas é uma guerra.
De tudo que se passa nessa saga são realmente legais:
1. A morte de um lanterna que era um dos maiores da tropa e que ficou bem “desenhada”, dando a merecida relevância ao fato.
2. Durante a saga, o segredo de porque os Caçadores Cósmicos (antiga tropa dos guardiões) destruíram todo o setor 666 é desvendado. (questionamento que seguia os leitores de Lanterna Verde a algum tempo)
3. E claro, como não poderia ser diferente, pois trata-se de uma guerra, a saga tem muito disso:
Que acaba sempre nisso:
E muito, muito mesmo, disso: