Após ler a primeira edição da aguardada série Vingadores vs X-Men, comecei a me perguntar algumas coisas sobre viagem no tempo. É uma coisa difícil de entender, com paradoxos incompreensíveis e sempre com um vai-e-vem que confunde tudo. Primeiro vou contar o que aconteceu na edição e depois farei meus questionamentos. [Se você está com preguiça de pensar, pare de ler agora. Este post não é para você.]
Vamos aos acontecimentos. No início da saga, Cable, o filho de Ciclope que vive viajando no tempo, descobre que os Vingadores entraram em guerra com os X-Men por causa da messias mutante chamada Esperança. Como ele cuidou da menina desde pequena, seu carinho por ela é enorme e ele investiga melhor a história. Como o futuro está todo destruído, o que parece ser o resultado da guerra, Cable vai até as ruínas da mansão dos Vingadores e descobre armas contra mutantes. Com isso ele decide impedir a guerra da melhor forma possível. Voltar ao passado, espancar todos os Vingadores, prender a equipe utilizando os equipamentos que ele encontrou e com isso salvar Esperança.
Até aí, tudo bem. Os problemas começam agora. Cable volta no tempo, para o nosso “presente”, e começa sua guerra contra os Vingadores prendendo o Falcão, Homem de Ferro e Capitão América com as armas e equipamentos que encontrou no futuro. A coisa se complica quando Hulk aparece e também os X-Men. Como esperado, Cable é vencido e os X-Men e Vingadores entram em acordo. Os X-Men ficam com Cable e os Vingadores ficaram com as armas. Eles tomam conhecimento do que está por vir quando Cable explica porque voltou.
Então na tentativa de impedir a guerra, Cable voltou no tempo, fez merda e deu início ao embate entre as duas super-equipes. Mas e se ele não tivesse voltado? Como as duas equipes saberiam que Esperança estava em perigo? De que forma os Vingadores conseguiriam armamentos contra mutantes? Pera aí. A culpa de tudo então é do Cable? Se ele não tivesse voltado, nada aconteceria? Mas já tinha acontecido e por isso ele voltou. Então calma. Que porra aconteceu????
Viagem no tempo é realmente complexa. Principalmente porque se alguém já fez, não explicou como foi e o que aconteceu. Mas nesta saga da Marvel, podemos utilizar um conceito que também foi utilizado no último filme de Star Trek de 2009, com Chris Pine e Zachary Quinto. Vamos utilizar o conceito de realidades paralelas.
No futuro, a guerra já aconteceu e faz parte da linha 1 da realidade. Ao voltar no tempo, no exato momento em que ele volta, criasse uma realidade paralela a linha 1, seria a linha 2, onde os acontecimentos serão diferentes, justamente por causa da aparição de Cable em um momento da história que ele não estava antes. A partir daí, tudo será diferente, o desfecho da linha 2 será diferente do desfecho da linha 1, mas as duas linhas são verdade, são realidades paralelas.
Entendeu? Bom é complicado, minha explicação pode não ser muito convincente ou até mesmo próxima do que os estudiosos falam sobre isso. O que importa é que a saga trabalha com viagem no tempo e sendo assim podemos esperar muito confusão, coisas que acontecem e não acontecem ao mesmo tempo, o famoso morreu mas está vivo que a Marvel adora. Então amigos, sente, leia a história e: