Thanos | Criador esta contente e não!

Essa é pra quem viu o filme dos vingadores até o fim. Jim Starlin, criador e primeiro desenhista do personagem Thanos, assim como Jack Kirby não foi citado nos créditos do filme, não teve seu nome lembrado pela mídia e também foi esquecido pela Marvel.

Seu personagem foi criado em 73, quando apareceu pela primeira vez na revista Iron Man #55, nascido em Titã, uma lua de saturno, Thanos foi criado como um vilão para as histórias do Homem de Ferro, que aos poucos tomou forma nas mãos de Starlin, que o desenvolveu ao longo dos anos 70 nas histórias de Capitão Marvel e Warlock. Tomando proporções cósmicas, Starlin recuperou o personagem na série do Surfista Prateado, na história Thanos: Em Busca de Poder (considerada a melhor até hoje) e posteriormente foi envolvido nas grandes sagas Marvel, Desafio Infinito, Crusada Infinita e Guerra Infinita. O vilão possui apenas alguns poderes como Intelecto aprimorado, Energia Cósmica (capacidade de criar escudos de energia ou feixes de energia), poderes telepáticos, habilidades de combate aprimoradas, força comparável a de Thor e resistência absurdamente alta (“é difícil colocar Thanos de joelhos”).

Voltando as recentes reclamações de Starlin, em entrevista ao Hero Complex, blog do jornal Los Angeles Times, Jim explicou: “É o segundo filme que tem algo que criei para a Marvel – a outra coisa foi a Manopla do Infinito em Thor – e nos dois filmes eu tive que pagar meu próprio ingresso para assistir. A compensação financeira para os autores destes personagens parece não fazer parte da equação.”

Em 2004, Jim foi roteirista e desenhista em uma série própria do personagem, da qual saiu contrariado e nunca mais trabalhou para a editora. Apesar da declaração ele diz que gostou do filme de Joss Whedon, mas ainda deu uma explicações/reclamações sobre a representação cinematográfica de seu personagem: “Minha única surpresa foi ver como Thanos ficou violeta na tela. Sempre achei que a pele exposta dele seria mais um violeta acinzentado. Só assisti o filme uma vez, e o titã louco apareceu bem rápido, mas fiquei com a impressão de que o queixo ficou pequeno, posso estar enganado. Gostei da voz.”