M
01
mar
2013

Retorno ao Gantz | Sangrento e assustador

Gibas
//
Sem Comentários

Após uns 8 meses sem ler Gantz, em parte por que os lançamentos haviam parado e em parte por que quando voltou eu comprei e esqueci na gaveta, nos últimos dois dias li três volumes da série (30 a 32), pelo menos uns 18 capítulos em sequência. E meus bons amigos, vou dizer uma coisa, eu havia esquecido o quanto Gantz é violento, perturbador e crítico. É tanta informação e tão pesado que estou até com dificuldade de dormir.

Vamos por partes. Primeiro a violência. Gantz realmente possui violência em excesso, às vezes gratuita e sem sentido. Cenas para chocar e causar desconforto no leitor. Um leitor acostumado a conto de fadas não se dá muito bem com Gantz, onde a morte está sempre presente e os finais felizes são escassos. Pode-se ficar um pouco perturbado com os acontecimentos em Gantz onde parece que o valor da vida está caindo e matar sempre parece ser a melhor opção para sobreviver. E o fato de serem alienígenas matando humanos e vice-versa, não faz você ficar do lado de ninguém. As duas raças são impiedosas e sanguinárias quando se trata de sobreviver.

Mas nem tudo em Gantz é para horrorizar. Há um lado crítico e metafórico também. Alienígenas gigantes, lavando, estripando, cortando, escaldando e comendo seres humanos, não é nem um pouco diferente do que fazemos com vacas, lagostas (para entender o por que das lagostas, veja a galeria de imagens no fim do post) e outros tantos animais. Mas só sentimos algo de ruim quando vemos isso sendo feito com humanos, só assim nos causa estranheza e repulsa.

Gantz sempre irá causar opiniões muito diferentes. É a essência da frase: ame-o ou deixe-o! Não há meio termo. A todos que se proporem a ler, um aviso, a coisa é séria, ter estomago forte é um requisito e querer sentir um pouco de raiva ou repulsa também. Por ser um mangá muito visual, a falta de diálogos e longos textos deixa a leitura muito dinâmica e ação parece estar realmente acontecendo. É um filme macabro sobre aliens malditos em papel de jornal (nossa isso ficou bem ruin).

Para quem quiser ver mais, tem outras imagens na galeria abaixo. (Aconselhável para maiores de 18)

[nggallery id=2]

>> Comentários