Crossovers frustrantes, até quando? Crossovers frustrantes, até quando?

Crossovers frustrantes, até quando? 

Não é de hoje que tanto Marvel quanto DC adoram criar sagas onde duas de suas super equipes (geralmente de heróis) saem no tapa por discordar de algum assunto importante. Geralmente a briga acontece apenas dentre seu próprio universo, como, por exemplo, a saga Liga da Justiça vs Titãs e Vingadores vs X-Men. Mas também temos a mistura entre as e ...

The Wicked + The Divine – Crítica The Wicked + The Divine – Crítica

The Wicked + The Divine - Crítica 

Olá caro leitor, você achou que tinha acabado? NÃO! Estamos aqui e a vida continua. E falando em vida, a crítica de hoje é sobre… (você já leu o título do post certo?) Bom, The Wicked + The Divine foi uma compra que fiz totalmente no escuro, li apenas a sinopse e boom!, cliquei no comprar. Sobre o que estou falando? É o seguinte: A cada n ...

Boletim de notícias do Hellboy Boletim de notícias do Hellboy

Boletim de notícias do Hellboy 

O Hellboy é sem dúvida um dos nossos personagens favoritos, e ultimamente ele tem estado em evidência por diversos motivos e em diversas mídias. Decidimos reunir aqui  as últimas notícias do nosso diabão favorito para você acompanhar tudo o que acontece com o personagem. Nos quadrinhos: a Mythos Editora, responsável por lançar Hellboy no Brasil ...

Chico Bento – Arvorada Chico Bento – Arvorada

Chico Bento - Arvorada 

Chico Bento – Arvorada foi a segunda aparição do caipira criado por Maurício de Sousa na linha Graphic MSP. Dessa vez o trabalho ficou todo por conta de Orlandeli, que fez a arte e roteiro. Fazer sozinho uma obra que fique à altura da expectativa dos fãs da linha MSP não é fácil, pois mesmo que alguns volumes não tenham ficado tão bons, n ...

Visão, o sintozóide pai de família Visão, o sintozóide pai de família

Visão, o sintozóide pai de família 

Todo mundo já conhece o Visão. O clássico e muito carismático vingador criado por Ultron para derrotar os Vingadores. O personagem já teve seus altos e baixos tanto na vida quanto nas histórias, mas sempre teve cadeira cativa entre meus vingadores favoritos. Mas esse post não é para falar sobre a trajetória do personagem, mas sim sobre aonde el ...

Karnak Karnak

Karnak 

Desde que os Inumanos ganharam mais destaque na Marvel, muitas mudanças aconteceram e um personagem específico passou a ser muito mais interessante: Karnak. Desde sua criação pelas mãos de Stan Lee e Jack Kirby, Karnak era o inumano baixinho, cabeçudo, com roupa verde, bigodinho e a sensacional habilidade de encontrar as falhas e/ou pontos fra ...

N
12
nov
2013

FIQ 2013 – O que você precisa saber?

Gibas
//
Sem Comentários

O 8º Festival Internacional de Quadrinhos começa amanhã.

Se você mora em BH ou virá para prestigiar o FIQ, você tem que saber:

  1. O festival acontece do dia 13 até o 17, de 9h às 22h. (Mas não chega muito tarde porque o pessoal está trabalhando o dia todo lá e precisa ir pra casa)
  2. O festival é gratuito, mas leve algum dinheiro, pois diversas hq’s independentes estarão a venda e ajudar a impulsar esse mercado não custa nada.
  3. Sim, lá tem comida. Mas se você for no fim de semana, leve pelo menos uma água, pois as filas ficarão grandes e não será legal ver você desmaiando para comprar uma coxinha.
  4. O FIQ desse ano é em homenagem ao Laerte Coutinho. Se você não sabe quem é… pena! Ele virá no festival no dia 17 e também haverá uma exposição dedicada ao seu trabalho.

Shogun

Atrações, exposições e pessoas.

Ícones dos quadrinhos.

Reúne 100 interpretações de personagens clássicos dos quadrinhos feitas por 100 quadrinistas do mundo inteiro. A exposição é organizada por Ivan Costa, um dos curadores do festival, que ganhou troféus HQ Mix pelas exposições “Batman 70 Anos” (2009) e “Criando Quadrinhos” (2011), também apresentadas no FIQ.

Laerte

Com curadoria do também quadrinista e filho do homenageado, Rafael Coutinho, a exposição/instalação irá apresentar elementos da obra de Laerte e apresentar algumas de suas atuais discussões.

Exposição infantil

Nesta exposição, totalmente interativa, crianças e jovens poderão ter contato direto com o cenário e reconhecer elementos fundamentais da linguagem dos quadrinhos.

Estúdio ao vivo

Montado dentro da Serraria, o estúdio abrigará diversos quadrinistas, que demonstrarão técnicas e estilos de desenho, escultura e roteiro.

Oficinas

O mezanino da Serraria abriga 52 oficinas, tanto básicas, voltadas para o público em geral, quanto as específicas, indicadas para aqueles que já possuem algum trabalho ligado a quadrinhos e ilustração.

Palco Cosplay

Um palco com camarim será instalado para que os cosplayers possam se preparar e tirar fotos. Serão realizados alguns concursos rápidos e informais, com distribuição de kits de quadrinhos para os vencedores.

Praça Mauro Martinez

12 mesas recebem lançamentos e sessões de autógrafos simultâneos de convidados e outros quadrinistas presentes no evento. Os autógrafos acontecem ao longo dos dias,  a partir do dia 14. Fique atento a lista completa no site para não perder o autógrafo do seu artista favorito.

Estandes e mesas

28 estandes e 36 mesas abrigam editoras, livrarias, escolas e grupos de quadrinistas independentes. O público poderá encontrar desde o quadrinho das grandes editoras até as publicações independentes e fanzines.

Aqui eu destaco 3 obras que você precisa pelo menos dar uma olhada. Quad, de Aluísio Cervelle, Eduardo Ferigato, Diego Sanches e Eduardo Schaal, Lost Kids, de Felipe Cagno e Shogun dos Mortos, de Daniel Wernëck. (as três imagens desse post)

Lost-kids

PROGRAMAÇÃO PARALELA

Outra novidade apresentada pelo FIQ em 2013 é uma programação paralela, na qual eventos de quadrinhos ou realizados pelos quadrinistas ganham o selo FIQ e são incluídos nas atividades do festival.

Um que já está confirmado e que promete mobilizar os participantes é o HQ Gol, que será realizado no dia 15 de novembro e reunirá equipes formadas por quadrinistas.

Outro evento já vem acontecendo é a exposição “Crepúsculo dos Samurais”, que apresenta o trabalho de Daniel Werneck, até 17 de novembro no Café Sesc Palladium”.

Também se destacam na programação paralela do FIQ a exposição “Entre Ideias e Rascunhos”, em cartaz até 15 de dezembro no Sesc Palladium, que apresenta o trabalho e os processos criativos de cinco jovens quadrinistas brasileiros – João Marcos, Eduardo Pansica, Vitor Cafaggi, Lu Cafaggi e Pedro Cobiaco –, além da mostra “Quadrinhos Possíveis”, com trabalhos de artistas do grupo Pandemônio na Casa de Quadrinhos, também até 15 de dezembro.

Outro destaque é o Projeto parede, um painel com uma tira de 12 metros de largura assinado por Eduardo Damasceno, co-criador dos Quadrinhos Rasos, no  foyer do Sesc Palladium (avenida Augusto de Lima, 420, centro).

 

É muita coisa???

Eu sei que é. Mas temos que correr e ver tudo. Todos os artistas merecem a nossa presença e somente com a nossa presença faremos o FIQ se tornar um evento melhor a cada ano.

Nos vemos no FIQ e bom evento para todos!!!

Quad

Posts Relacionados

FIQ 2015 – Par... Eu sei que o FIQ já acabou a uma semana, mas ainda teremos muitos posts sobr...
Ressaca FIQ Bem pessoal, estive sumido por um bom tempo e por vários motivos, mas enfim cons...
Piratas do Tietê Uma capa vale mais que mil palavras Piratas de verdade são sujos, canalhas, ...
Especial FIQ 2013: Q... Iniciando os trabalhos de leitura e comentários sobre tudo que comprei no FIQ 20...
>> Comentários