Crossovers frustrantes, até quando? Crossovers frustrantes, até quando?

Crossovers frustrantes, até quando? 

Não é de hoje que tanto Marvel quanto DC adoram criar sagas onde duas de suas super equipes (geralmente de heróis) saem no tapa por discordar de algum assunto importante. Geralmente a briga acontece apenas dentre seu próprio universo, como, por exemplo, a saga Liga da Justiça vs Titãs e Vingadores vs X-Men. Mas também temos a mistura entre as e ...

The Wicked + The Divine – Crítica The Wicked + The Divine – Crítica

The Wicked + The Divine - Crítica 

Olá caro leitor, você achou que tinha acabado? NÃO! Estamos aqui e a vida continua. E falando em vida, a crítica de hoje é sobre… (você já leu o título do post certo?) Bom, The Wicked + The Divine foi uma compra que fiz totalmente no escuro, li apenas a sinopse e boom!, cliquei no comprar. Sobre o que estou falando? É o seguinte: A cada n ...

Boletim de notícias do Hellboy Boletim de notícias do Hellboy

Boletim de notícias do Hellboy 

O Hellboy é sem dúvida um dos nossos personagens favoritos, e ultimamente ele tem estado em evidência por diversos motivos e em diversas mídias. Decidimos reunir aqui  as últimas notícias do nosso diabão favorito para você acompanhar tudo o que acontece com o personagem. Nos quadrinhos: a Mythos Editora, responsável por lançar Hellboy no Brasil ...

Chico Bento – Arvorada Chico Bento – Arvorada

Chico Bento - Arvorada 

Chico Bento – Arvorada foi a segunda aparição do caipira criado por Maurício de Sousa na linha Graphic MSP. Dessa vez o trabalho ficou todo por conta de Orlandeli, que fez a arte e roteiro. Fazer sozinho uma obra que fique à altura da expectativa dos fãs da linha MSP não é fácil, pois mesmo que alguns volumes não tenham ficado tão bons, n ...

Visão, o sintozóide pai de família Visão, o sintozóide pai de família

Visão, o sintozóide pai de família 

Todo mundo já conhece o Visão. O clássico e muito carismático vingador criado por Ultron para derrotar os Vingadores. O personagem já teve seus altos e baixos tanto na vida quanto nas histórias, mas sempre teve cadeira cativa entre meus vingadores favoritos. Mas esse post não é para falar sobre a trajetória do personagem, mas sim sobre aonde el ...

Karnak Karnak

Karnak 

Desde que os Inumanos ganharam mais destaque na Marvel, muitas mudanças aconteceram e um personagem específico passou a ser muito mais interessante: Karnak. Desde sua criação pelas mãos de Stan Lee e Jack Kirby, Karnak era o inumano baixinho, cabeçudo, com roupa verde, bigodinho e a sensacional habilidade de encontrar as falhas e/ou pontos fra ...

N
10
out
2013

Dr. Manhattan | Antes de Watchmen

Gibas
//
Sem Comentários

Before_Watchmen_Doctor_Manhattan_capaToda a série Antes de Watchmen tem o intuito de contar as origens dos personagens e como eles chegaram a ser o que vemos em Watchmen. A HQ do Dr. Manhattan é a que melhor faz isso.

Tudo começa com Jonathan Osterman ainda criança e os ensinamentos de seu pai sobre o conserto de relógios.

Isso é muito importante para entendermos a personalidade dele lá na frente, quando ele se torna o Dr. Manhattan.

Ainda muito novo, Jonathan criou uma espécie de amor e fixação em consertar relógios e um prazer imenso em perceber que através de suas mãos, uma coisa ganhava “vida”.

Seu destino era seguir os passos do pai, mas a invenção da bomba atômica mudou tudo, inclusive a história de Jonathan.

Muito inteligente e aplicado, ele conseguiu emprego em um projeto de experiências físicas de alto nível. Apaixonou-se. E sua obsessão por relógios, fez com que ele arrumasse o relógio da bela Jane.

Se caso ele soubesse o desenrolar dos fatos posteriores, ele jamais teria feito isso.

O resto da história você já sabe. Como ele se torna o Manhattan e o por quê.

before_watchmen_dr_manhattan_5

A HQ em questão foca-se mais na mente, pensamentos e poderes do recém criado Dr. Manhattan.

Ao perceber a amplitude de seus poderes, ele entende que se tornou um observador quântico. Capaz de avançar ou atrasarbefore_watchmen_dr_manhattan_3 no tempo, de perceber eventos muito além das capacidades do homem.

Ele tornou-se tão poderoso, que em uma conversa com o Ozymandias, ele deixa claro a extensão de seus poderes.

Após teleportar ele mesmo e Ozymandias, Ozy pergunta a Manhattan como ele faz isso:

Ozy: Como você faz isso? Você desagrupa as moléculas do corpo em lugar e remonta em outro?(o que já é absurdamente fantástico)

Manhattan: Não. Isso implicaria na destruição do indíviduo. Eu apenas dobro o espaço e o tempo, para que eu não tenha que me mover.

Ozy: Então você acha mais fácil dobrar o universo do que mover um homem?

Manhattan: Mais fácil não. Menos destrutivo. Pelo menos para você.

Esse diálogo (que coloquei aí de cabeça, então ele é só parecido com o original) exemplifica perfeitamente a capacidade dos poderes de Manhattan, que seria capaz de desagrupar as moléculas de um ser e “montar” as mesmas em outro lugar. Ele possui o poder da criação e destruição. E passado, presente e futuro para ele são uma coisa só.

before_watchmen_dr_manhattan_4

Uma passagem interessante da HQ é quando ele retorna ao passado e percebe que pode modificar as coisas. No entanto, ao modificar uma pequena coisa, ele não muda o futuro, mas cria uma outra linha temporal. Após várias mudanças ele entende que o que ele se tornou, não há como mudar.

E é aí que o leitor mais atento fica intrigado. Quando ele percebe que ele será o Manhattan para sempre, ele começa a destruir as realidades paralelas derivadas de suas mudanças. Aí você se pergunta: ele está destruindo universos? Trilhões de vidas? Apenas apagando o que não era para existir?

Difícil responder essas perguntas. Mas de uma coisa eu sei. Manhattan não é um herói.

Como todo homem que se torna poderoso de mais começa a desprezar certos aspectos da vida, Dr. Manhattan tornou-se o ser mais poderoso do universo e passou a desprezar a existência de tudo.

Ele pode criar e destruir qualquer coisa. Pode viajar no tempo e ver tudo o que quiser. Os problemas do dia-a-dia, as relações humanas, problemas econômicos ou políticos não interessam mais para ele.

Ele se tornou o Observador Quântico, único e sozinho. Sua função agora é presenciar os fatos, sem interferir. Para isso, ele precisa ficar longe da humanidade, pois em contato com ela, Manhattan vai descobrir que é impossível ser apenas um observador.

AVALIAÇÃO HQQISSO

Nota-4

 

before_watchmen_dr_manhattan_1

Posts Relacionados

Crossovers frustrant... Não é de hoje que tanto Marvel quanto DC adoram criar sagas onde duas de suas su...
Arqueiro Verde #1 | ... O Arqueiro Verde agora tem um revista própria no Brasil e estréia em grande esti...
DC bate a Marvel, HQ... HQ sobre guerra nos Balcãs O álbum de Enki Bilal, autor franco-iugoslavo chega ...
Clássicos do cinema ... Já imaginou como seriam filmes clássicos interpretados por personagens da DC? Be...
>> Comentários