Y – O Último Homem #10 | O fim do fim do mundo!

Y chegou ao fim em seu 10º encadernado e felizmente não sofreu com o problema ou defeito das grandes séries e sequências de ter um final que não satisfaz o leitor que passou meses ou anos acompanhando aquela história. Y termina, até certo ponto, de forma inesperada, e nenhum leitor pode dizer que o final não era para ser esse, pois a história apenas segue seu rumo, os eventos já estavam lá, todas as revelações condizem com os fatos e o final agrada aos fãs de Yorick.

Artista de fuga, mágico, homem, criança e velho, Yorick é o primeiro personagem principal que do início ao fim da história não quer ser, em momento algum, quem ele foi obrigado a ser. No início um menino assustado, depois fugitivo, então caçador, antes líder e por fim a salvação da humanidade. Mas enquanto tudo se passava muito rápido ele queria apenas ser ele e ter sua namorada de volta, um anseio de pessoas comuns em mundo normal. O que não era o caso dele.

Brian K. Vaughan (roteirista de Lost) faz um ótimo trabalho em Y, sem contar uma história absurda, ele sempre puxa o leitor de volta ao mundo real, as verdades sobre como o ser humano realmente é e como as relações humanas podem ser criadas ou quebradas por acontecimentos que não podemos controlar. Um novo amor, a busca que termina, uma chance não aproveitada, a morte. Brian nos mostra que até mesmo um artista de fuga não pode fugir de tudo, mas que por mais que você se esforce, você apenas conseguirá se adaptar às novas situações. Realista de mais em certos momentos, às vezes romantico, outras fantástico, o roteiro de Brian é fabuloso e sempre bem acompanhado de ilustrações de Pia Guerra (vencedora do Eisner) que reforçam a ideia de realismo, por exemplo, utilizando uma página inteira para uma morte, um tiro, um abraço, um beijo.

Não acredito que eu conseguiria descrever todas as nuances que podem ser observadas na história de Y, todas as metáforas ou críticas, mas acredito que Y é uma série obrigatória para todos que gostam de bons quadrinhos, para aqueles que gostam do suspense e da ação dos filmes de Scorsese, para aqueles que amam aventuras de busca que atravessam o mundo, para aqueles que gostam de ser surpreendidos e para aqueles que querem se divertir com a jornada de Yorick.

Y acabou e agora todos aqueles que acompanhavam estão órfãos de uma série carregada de conselhos, crítica e diversão. Espero que não por muito tempo. Um abraço e até a próxima!