Se conselho fosse bom #1

Nesse primeiro post, espero que seja o primeiro de muitos, vou falar sobre “Before Watchmen”, HQ que a DC está tentando empurrar para o mercado de qualquer jeito, mas antes que comecem os comentários de ódio ou de apoio, leiam todo o post e depois tirem a suas próprias conclusões (como sempre, qualquer merda equívoco que eu falar deve ser relevado).

Para quem não sabe o que é o projeto Before Watchmen, vamos lá. Primeiro esqueça o filme e vamos falar apenas da HQ, criada por Alan Moore e Dave Gibbons. Por que? Simples, o filme tenta ser fiel, mas é sempre muito difícil transpor histórias de uma mídia para outra. Com isso, perdeu-se um ponto que eu acho importantíssimo na HQ, que é a atmosfera de pessoas comuns tentando ser super humanos. Para esse post o relevante é saber que a história de Watchmen é tão boa porque ela se passa depois do auge da equipe, depois que alguns ficaram pobres, loucos, velhos ou voltaram a vida normal, além de não poder mais existir vigilantes, pelo menos por lei. Então os tempos de grandes ações e sucesso dos vigilantes passou e tudo que o leitor tem desse tempo são flashbacks.

Então a DC começa a falar sobre Before Watchmen, que será uma série, na verdade um conjunto de minisséries, que contará as histórias dos personagens de Watchmen anos antes dos acontecimentos da HQ original. Para alguns pode ser uma boa idéia, no entanto, eu tenho algumas críticas as serem feitas e a primeira é que pra mim, o que eles estão fazendo é pegar uma obra única e tentar estender de uma forma que complemente o original. O possível erro aqui é que Watchmen não precisa de complemento, muito menos uma história anterior, a graça é não saber ao certo como o mundo e os personagens chegaram onde estão, talvez se fizessem um “After Watchmen” eu me interessaria mais. Fazer essa HQ, é a mesma coisa que fazer uma minissérie contando a história anterior a HQ “O Cavaleiro das Trevas” de Frank Miller. Não importa como aquele mundo chegou naquele ponto, não importa porque o Batman está velho, você quer saber o que ele vai fazer para voltar a ativa e como será esse retorno.

Tem o fato de Alan Moore não ter “aprovado” o projeto, o que não faz diferença pois parece que a DC pode fazer o que quiser com a obra e não também não é nenhum indício que as miniséries serão boas ou ruins, porque ultimamente ele não aprova nada mesmo e ainda anda competindo com Frank Miller quem fala mais merda besteira na mídia.

Certas coisas me agradam no projeto, como cada minissérie ter uma dupla criativa diferente, o que pode gerar diferentes pontos de vista sobre Watchmen e parece que cada mini será focado em um personagem dando mais espaço e tempo para um construção elaborada de cada história. Acontece que no estágio atual, eu penso que idéia toda partiu de um ponto ruim, mas que está desenvolvida com qualidade e respeito ao original e sendo assim merece pelo menos o benefício da dúvida.

A divulgação do projeto está a todo vapor e a DC está fazendo de tudo para convencer fãs e leitores de que Before Watchmen vai ser um sucesso. Para isso, no último fim de semana, durante a C2E2 (Convenção em Chicago) a DC utilizou o recurso final de convencimento e mostrou páginas e capas já finalizadas. Além disso, foi criado o site do jornal fictício que esta presente na obra original, o The New Frontiersman, o jornal panfletário esta datado de 2 de agosto de 1977 e trás pontos de vista diferentes sobre a lei que proíbe a atuação dos vigilantes. No site também há links para outras peças da campanha de divulgação, tanto no twitter, quanto no facebook.

Before Watchmen começa a sair em junho nos EUA. Enquanto isso, meu conselho é: leia Watchmen e se você realmente se interessar pelos possíveis acontecimentos anteriores leia o “before”. Mas lembre-se que remakes podem e quase sempre decepcionam.