A
16
ago
2012

Superman vs. Apocalipse | Uma boa surpresa

Gibas
//
Sem Comentários

Indo almoçar com o pessoal do trabalho em uma das sexta-feiras passadas, tive uma agradável surpresa. Chegando em nosso local de almoço, ritualístico e de extremo bom gosto (BK), um de nossos amigos esperava por nós. Ao nos cumprimentarmos formalmente e com palavras alegres (do tipo: e ae filho da puta!?!), nosso amigo que já estava lá, de codinome Beto, me entregou três revistas em quadrinhos e disse: “Estavam lá em casa, li faz muito tempo e não lembro se é bom; são pra você”.

superman vs apocalipse darkside

Comedidamente emocionado (ganhar coisas que você gosta é sempre lindo), agradeci e naquele instante já queria ler o que estava em minhas mãos, Superman vs. Apocalipse: A revanche, edições originais – e bem cuidadas – de 1995, lançadas no Brasil pela editora Abril, as três partes da história que “revive” o monstro criado para ser aquele que quebraria (assim como Bane está para o Batman) o Homem de Aço e ainda revela a origem de Apocalipse e retorna para a vida de Superman seus medos e angustias.

superman vs apocalipse

Ainda que não seja a melhor história que já li na vida, as circunstâncias fizeram com que minha leitura dessa HQ fosse aproveitada da melhor forma possível. A história é simples: Superman venceu Apocalipse uma vez e o corpo dele, enviado para o espaço, foi encontrado e, sem querer, libertado. Destruindo tudo em seu caminho, Apocalipse chegou a Apokolips, planeta governado pelo vilão Darkseid e começou a fazer o que ele sabe de melhor. Na terra, Clark de alguma forma pressentiu o perigo que a criatura recém-liberta apresenta para os seres vivos e logo começou a procurar evidências de onde Apocalipse estava. O resto é pancadaria, reviravoltas, flashbacks e um gran finale digno de grandes sagas interplanetárias.

superman vs apocalipse

O melhor, sem dúvida, dessa HQ é a apresentação da origem da criatura Apocalipse, que tira um pouco a ideia de que ele foi criado para subjulgar o Superman e mostra tudo como uma coincidência. A criatura foi criada por um cientista louco com os propósitos certos e os métodos totalmente errados e sua raiva do Homem de Aço é apenas pelo motivo dele ser criptoniano (leia para entender, seria sacanagem eu contar e estragar o por que disso).

superman vs apocalipse super ciborgue

Em uma história onde forças descomunais estão em combate, apenas um desfecho que envolva forças descomunais da física seria satisfatório. Sendo assim, explosões e escuridão fazem parte desse fim que  deixa a dúvida se Apocalipse foi ou não derrotado. Uma criatura quase imortal, que assimila e torna-se imune a tudo aquilo que ela combate, como algo assim poderia ser derrotado? Uma história como essa me faz gostar novamente de Superman, pois me faz lembrar que o Homem de Aço é apenas mais um homem no espaço e o espaço possui muitas coisas além dos homens.

superman vs apocalipse luta final

AVALIAÇÃO HQQISSO:

nota-hqqisso-4


>> Comentários