P
19
jun
2013

X-Men | A Era X

Gibas
//
Sem Comentários

x-men era xAlguns dias atrás eu lí um encadernado fechado de X-Men: Era X e gostei muito do que eu vi.

Com certeza não é a melhor história dos X-Men de todos os tempos, mas foi uma boa história para o período em que a equipe mutante estava. Antes de Era X, Ciclope comandava  a equipe e liderava  o resto de seu povo a partir de uma ilha artificial na costa dos EUA. No entanto, a Era X já começa com Magneto liderando os mutantes e sendo chamado de General, com os mutantes presos em sua ilha numa guerra dia após dia contra forças humanas que querem exterminá-los e com vários personagens bem diferentes do que estamos acostumados. Ciclope, por exemplo, é o Basilisco em Era X, um personagem muito mais legal que o Ciclope normal, mas falarei disso daqui a pouco.

Logo no início da revista acreditamos que Era X trata-se de mais uma história de realidade paralela. O que pra mim é o grande trunfo dessa aventura e a difere de tantas outras é que não se trata de outra realidade. Os acontecimentos de Era X se passam com os personagens que conhecemos e acompanhamos mensalmente, a saga é na verdade uma alteração da realidade, causada por David Haller, filho mutante do Professor Xavier, quem além de poderes mentais, possui milhares de personalidades, cada uma permitindo que ele acesse diversos poderes. Inclusive alteração da realidade em escala universal.

Com isso, Era X é uma bagunça muito interessante com personagens conhecidos mas um pouco diferente do que esperamos. De todos eles, o que achei mais interessante foi o Ciclope que virou Basilisco, continuando com o mesmo poder das rajadas ópticas, mas agora usando uma máscara metálica, além de ter sido usado para assassinar outros mutantes. Segue a imagem do Basilisco:

x-men era x

O Basilisco, apesar de não comandar os X-Mens é aquele personagem que se revolta com aqueles que o capturaram, não só pela captura, mas por terem utilizado o poder dele para matar outros mutantes. Assim como o Magneto é revoltado com nazistas, Basilisco passa a matar todos os humanos que pode e nessa sede de sangue ele começa a descobrir algumas coisas sobre a Era X que levarão ao desfecho da saga.

A história toda é muito boa, com uma arte um pouco rebuscada nas batalhas que ajuda a entender a confusão que é uma equipe x-men lutando contra um exército de alguns milhares de humanos. A pancadaria come solta, mas também têm um enredo que não é óbvio e nem um final piegas. Tudo que acontece em Era X terá consequências.

Vale a pena ler, é curta e rápida e tira você das leituras mensais.

AVALIAÇÃO HQQISSO:

Nota-3

 

 

Um abraço a todos e até a próxima!


>> Comentários